Software para agroindústria: o que considerar ao escolher um?

Compartilhe

Diferente da realidade de outros mercados, 2021 favoreceu o agronegócio em diversos aspectos, principalmente no seu crescimento como força motora para a economia brasileira. Por isso, uso de software para agroindústria foi impulsionado também.

Para 2022, projeta-se um crescimento otimista dos principais segmentos. Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a agroindústria contribui com 5,9% no PIB brasileiro.

Essa participação vem, principalmente, do beneficiamento e da transformação de matéria-prima presente na agropecuária, integrando a produção rural ao restante do mercado econômico.

Contar com a tecnologia certa para controlar todos os processos e ter sucesso em cada processo é muito importante. Observe todas as particularidades do seu negócio e conte com software para agroindústria que atenda todas elas.

Por que investir em um software para agroindústria?

Na gestão de indústrias que atuam com nutrição animal, defensivos e adubos, por exemplo, algumas técnicas podem ser utilizadas para melhorar a produtividade, reduzir custos e implementar melhorias.

Isso mostra a importância de buscar uma gestão mais profissional, que não é suprida utilizando apenas planilhas ou outras anotações.

De acordo com a pesquisa da International Data Corporation (IDC), o investimento em transformação digital ainda está crescendo com uma taxa anual de 15,5%. Em 2022, 70% de todas as empresas terão acelerado o uso de tecnologias digitais.

Com a ajuda dessa tecnologia, é possível ter uma maior integração de processos, facilitando a identificação de gargalos e oportunidades.

Funcionalidades indispensáveis em um software para agroindústrias

Na agroindústria, a complexidade em cada pequeno problema pode afetar toda a produção e, por isso, na escolha de um software para o agronegócio é preciso considerar alguns desafios do setor que devem ser atendidos, como:

  • Planejamento e análise de custo da produção;
  • Controle de entrada e estoque de matéria-prima;
  • Controle de qualidade de produtos;
  • Gestão logística;
  • Gestão comercial, do faturamento e expedição.

Contar com um sistema adequado é sinônimo de solução em diversos aspectos e processos, como:

Planejamento e controle de produção (PCP)

O planejamento e controle de produção (PCP) consiste em um conjunto de atividades para planejar todo o período produtivo de uma agroindústria, determinando o que produzir, quando, quanto, onde, como e para quem.

Seu objetivo é alinhar a demanda da empresa e a linha de suprimento necessária para garantir que a produção aconteça de forma eficaz, mantendo a operação o de forma eficiente e os clientes bem atendidos.

Assim, oferece inúmeros benefícios para a agroindústria, como a economia de recursos e insumos, a redução de problemas com fornecedores, a agilidade nos processos e uma demanda eficaz.

Para que isso aconteça, é preciso contar com um sistema de gestão específico, que realize diversos processos necessários para o PCP, como:

Monitoramento de dados

Ter uma visão geral dos resultados que a empresa está alcançando é um dos fatores que permite um bom planejamento de produção.

Para isso, é necessário a coleta e o levantamento de dados de qualidade.

Em um software para agroindústrias, é possível coletar e armazenar todos esses dados, utilizando, posteriormente, para analisar e comparar o que teve um bom desempenho e o que deixou a desejar.

Isso pode tratar-se de maquinários, equipes e até mesmo etapas do processo.

Rastreabilidade de produtos

A rastreabilidade é essencial principalmente no caso de itens perecíveis, com data de validade. É o caso dos alimentos, por exemplo.

Os itens devem ser acompanhados de perto para evitar desperdícios e prejuízos, adquirindo somente o que será utilizado. Com um sistema específico, você garante produtos finalizados com qualidade.

Controle de qualidade

O controle de qualidade deve estar presente em toda a linha de produção, registrando os responsáveis por cada etapa, o que é essencial para um eventual de rastreamento no futuro.

É importante que todos os dados das características dos produtos sejam também armazenados em um local seguro, como um software.

A origem das matérias primas, os lotes de cada material, a composição das peças, tudo deve estar ao seu dispor.

Gerenciamento de estoque

Na agroindústria, tão importante quanto o controle da produção, é realizar o controle e gerenciamento de estoque de tudo aquilo que se tem e de todos os demais produtos que serão produzidos.

Por isso, não é interessante que sua agroindústria mantenha nível elevado de estoque, devido aos custos de estocagem e de produção. Podem provocar congestionamento na área de produção e necessitar de maior área para armazenagem.

Porém, manter níveis baixos de estoque também não é a melhor opção, pois podem diminuir a produção, ocasionar faltas e reduzir as vendas.

Ou seja: é preciso manter o estoque sempre organizado, com as matérias-primas necessárias, sempre atento a data de validade, local de armazenagem e especificidades de alguns insumos.

Sendo assim, é fundamental o controle da entrada de insumos (matéria-prima) e saída de produto acabado através de um sistema específico. De maneira que tudo que entra e sai seja controlado, organizado e acessível sempre que necessário.

Controle de custo

A gestão de custos identifica, coleta, mensura e classifica valores atrelados à atividade comercial ou produtiva, permitindo aos gestores realizar o custeio e formação de preços, planejamento de vendas, controle e tomada de decisões.

Quando não se tem uma gestão de custos bem-feita, fica difícil saber se está realmente tendo lucro com a sua agroindústria, por exemplo. Além do acúmulo de tarefas e desperdício de tempo em atividades não tão urgentes.

Já a prática de negociar preços e prazos com os fornecedores, muitas vezes utilizando a fidelização como moeda de troca, permite o equilíbrio do fluxo de caixa e a diminuição de custos na aquisição de produtos e serviços pertinentes à operação.

 

software para agroindústria fluxograma
Imagem 1: fluxograma do funcionamento da gestão de custos

E como um software para agroindústrias pode ajudar nesse processo de gestão de custos?

Garantindo maior eficiência nos processos financeiros da sua indústria, gerenciando todo o capital da empresa para impulsionar cada vez mais sua distribuidora no mercado.

Você terá tranquilidade em tomar decisões sobre as finanças do seu negócio, já que ele automatiza todos os processos como contas a pagar, contas a receber, capital de vendas, fluxo de caixa entre outros.

Controle de qualidade

Fazer o controle de qualidade industrial é fundamental para garantir a excelência dos produtos que vão para o mercado. Quando algo vai mal, mas há processos bem desenhados, os erros são facilmente identificados e corrigidos.

A qualidade dentro de uma agroindústria pode abranger desde o processo produtivo até a gestão administrativa, passando pelo produto.

Além de identificar falhas, realizar esse controle de qualidade traz outros inúmeros benefícios para sua agroindústria, como:

  • Aumento de lucratividade;
  • Melhora da satisfação do cliente;
  • Agilidade na produção;
  • Padronização dos produtos e processos.

Porém, controlar rigorosamente todos esses recursos que compõem uma agroindústria é impossível quando elas ficam espalhadas e perdidas em setores diferentes.

Com um sistema de gestão é possível reunir tudo que a gestão precisa em uma só plataforma, revelando dados sobre movimentações da produção, estoque, qualidade e muito mais.

Software para agroindústrias: conheça o Siagri AgriBusiness

O Siagri AgriBusiness é um ERP voltado exclusivamente para o setor de agroindústria, com um sistema completo e especializado.

Assim, o controle dos processos do negócio é feito com mais precisão, o que impacta nos resultados em todas as áreas da sua agroindústria – administrativa, vendas, financeiro, de produção, fiscal-contábil e muito mais!

Além de realizar a gestão das operações, é possível integrar o sistema com ferramentas e apps exclusivos para o mercado agro, como:

  • Análise de dados e indicadores com o Siagri BI;
  • Gestão de alçadas e liberação de senhas com o App Autorize;
  • Consultoria e diagnóstico de gestão com a Consultoria AgroScore;
  • Assinatura digital e gestão de contratos com a Assinei, startup da Aliare;
  • Além de um suporte técnico e base de conhecimento atualizados!

Conte com a Siagri para realizar a gestão da agroindústria de maneira integrada, desde o planejamento de produção até a comercialização dos produtos. Conheça nosso software para agroindústria!

Publicado por:
Arquiteto de soluções na Siagri, com mais de 11 anos de experiência em ERPs. Especialista em Gestão de Negócios e Controladoria Empresarial e Processamento de Dados, Análise e Desenvolvimento de Sistemas.