A produção de grãos deverá atingir 333,1 milhões de toneladas nos próximos dez anos. Os números são do estudo Projeções do Agronegócio, Brasil 2020/21 a 2030/31. E é nesse cenário que a tecnologia se torna uma grande aliada. Contar com um software para Armazém de Grãos é indispensável para continuar oferecendo a estocagem ideal, atendendo números tão altos.
Escolher um sistema que atenda às necessidades do seu Armazém e seja específico para o agronegócio faz toda diferença, já que no mercado existem opções que são apenas adaptações de outras versões empresariais.
Mas o que esse sistema precisa oferecer de específico? O que avaliar ao tomar essa decisão?
Vamos responder essas e outras perguntas neste conteúdo. Confira!
Os benefícios ao investir em um software para Armazém de grãos
Estima-se que R$20 bilhões de grãos são perdidos por falta de espaço para estocagem, sendo essa uma realidade de todas as regiões do Brasil que resulta ainda em dificuldade para o escoamento de tudo o que é produzido.
Assim, considerando o dado apresentado no início do conteúdo, você concorda que, cada vez mais, é preciso investir em boas práticas administrativas, processuais e de estoque para atender aos recordes de safra?
Mais agilidade na gestão de pátio
No Armazém, é preciso facilitar o fluxo de entrada e saída dos caminhões e gerenciar a circulação do pessoal para que os processos aconteçam com agilidade.
Sendo assim, essa organização começa já evitando que filas dos veículos se formem, realizando o cadastro antecipado de maneira ágil e automatizada. No Blog Siagri, já temos um conteúdo completo sobre o assunto, confira:
Filas no Armazém: como evitar problemas e automatizar?
Sendo assim, outro fator importante, é a possibilidade de integrar a balança de pesagem como um software para Armazéns, fazendo com que os dados cadastrados sejam os corretos.
Parece simples, mas é extremamente importante para o Armazém realizar essa integração. Confira o depoimento do Gerente Administrativo da Fazendão Agronegócios, cliente do Grupo Siagri, sobre:
“Ganhamos muito em agilidade. Hoje faço a liberação do caminhão na balança. Parece simples, o que me ajuda a carregar mais caminhões, realizando mais vendas.” Diogo Dionízio – Gerente Administrativo
Case de sucesso: Fazendão Agronegócios
Controle e gestão de processos
Sabemos que todo Armazém de grãos conta com uma série de processos, desde antes da chegada do caminhão para descarga dos grãos, até o escoamento dos mesmos.
Por isso, um sistema de gestão específico tem como benefício realizar a gestão e controle desses processos, de maneira eficiente. Como:
- Cadastro e validação de preços diários para compra de grãos;
- Emissão de romaneios de pesagem integrado com balança e câmeras para controle de pesagem;
- Controle de saldos de produtores;
- Emissão e controle de compra/fixação de grãos;
- Controle de bloqueios de saldos de grãos;
- Retenção de royalties na compra;
- E muito mais!
Eficiência e produtividade
Um software de gestão torna os armazéns de grãos bem mais eficientes e produtivos, tanto em relação ao estoque dos grãos, quanto nos processos administrativos.
Nesse sistema, as funcionalidades administrativas são destinadas para a manutenção de dados cadastrais, histórico de informações de clientes, registro de documentos e controle dos contatos do negócio.
Assim, quando a gestão administrativa se comunica constantemente com as demais áreas da empresa, elas passam a trabalhar em conjunto, em uma relação interdepartamental que beneficia ambos processos.
Redução de falhas e fraudes
As ocorrências de roubos de cargas no Brasil somam um prejuízo que ultrapassa R$ 1,2 bilhão.
Assim, o melhor caminho é analisar quais são os riscos, e a melhor maneira de gerenciá-los de forma efetiva, buscando a redução, ou até mesmo eliminação, dos impactos em seu Armazém com a ajuda de um software para Armazém de grãos.
Dessa maneira, com ele, é possível identificar os setores com maior risco de fraudes, ter um processo logístico estruturado, documentar todos os processos e automatizar processos manuais.
Conheça outras dicas para evitar que fraudes aconteçam em seu Armazém no conteúdo exclusivo do Blog Siagri:
5 passos para evitar fraudes no Armazém de grãos
Acompanhamento de resultados
É comum que os gestores se concentrem na resolução das questões do cotidiano, e acabem deixando de lado o acompanhamento dos resultados da operação.
Assim, com um sistema de gestão, é possível mensurar e ter todas as informações armazenadas, com dados reais e monitoramento com fácil visibilidade.
Alguns dos relatórios disponíveis no ERP AgriBusiness, software completo para Armazéns, são:
- Relatório de contratos com movimentação detalhada;
- De saldos disponíveis por produtor com de saldos e movimentações;
- Relatório de cargas recebidas e expedidas;
- E muito mais!
Automatização de processos manuais
Investir na automação dos sistemas operacionais é um método simples para que as atividades rotineiras sejam realizadas automaticamente, fazendo com que as chances de erros e falhas intencionais (ou acidentais) acontecerem sejam menores, pois não haverá a necessidade de interações humanas.
Assim, no Armazém, essa automação realizada com a ajuda de um software para Armazéns pode ajudar no controle de diversos processos que precisariam de um apoio manual, como:
- Classificação integrada de grãos;
- Pesagem automática, somente após estabilização da balança e com envio de dados simultaneamente;
- Cadastro dos veículos e dos motoristas que fazem processo de recepção e expedição, utilizando o mesmo veículo sobre a balança para alimentar tickets diferentes;
- Captura de imagem na entrada e saída do veículo com dia e hora impresso no romaneio;
- E muito mais!
Software para Armazém de grãos: ERP AgriBusiness
O ERP AgriBusiness oferece diversas funcionalidades para que o Armazém tenha eficiência do recebimento à expedição de grãos, com monitoramento direto do campo!
Além dos benefícios citamos acima, veja como o ERP Siagri pode te ajudar na gestão de armazéns gerais e cerealistas:
- Administração de contratos de compra, venda, trocas e serviços;
- Recepção e controle de pesagem de grãos;
- Partilha e classificação de grãos;
- Controle de royalties;
- Transferência de saldo entre produtores;
- Controle de fixações (compras e vendas a fixar);
- Expedição de grãos;
- Emissão automática de notas e romaneios;
- E muito mais!