Software para o agronegócio: por que escolher a Siagri?

Compartilhe

Utilizar um software para o agronegócio é recomendado para todos aqueles que desejam evoluir em gestão, aumentar a eficiência da operação, monitorando indicadores e tomando melhores decisões.

Escolher um bom software que atenda suas necessidades como produtor faz toda a diferença, já que muitas ferramentas do mercado que se colocam como direcionados ao agronegócio na verdade são adaptações de suas versões empresariais.

Uma boa estratégia que irá auxiliar na escolha é observar como as particularidades do seu negócio serão atendidas no sistema como um todo, além de conhecer suas principais funcionalidades.

Mas por que investir em um software para o agronegócio?

Sem dúvidas, o agronegócio é um dos setores mais representativos da economia brasileira. Em 2019, gerou R$ 1,55 trilhão em produtos e serviços, segundo a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA).

Isso nos mostra a força do agro e a importância de buscar por uma gestão mais profissional, que não é suprida utilizando apenas planilhas ou outros meios de anotações.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Agricultura, estimou que 67% das propriedades rurais já utilizam algum tipo de tecnologia para auxiliar na gestão, seja na produção, informações sobre maquinários, controle de estoque ou armazenagem.

E, como falamos anteriormente, optar por um software para o agronegócio de uma empresa que vive o agro de perto e tem experiência no que faz, é a sua melhor opção.

Por isso, vou apresentar alguns motivos para escolher o software de gestão de fazendas do Grupo Siagri!

Software para o agronegócio: conheça o ERP AgriManager

O AgriManager é um software de gestão do agronegócio e tem como objetivo, integrar todas as áreas do negócio agrícola, centralizando a gestão administrativa, financeira, fiscal, comercial e produtiva, garantindo, assim, integração e fluidez das informações de todos os processos.

Robusto e completo, o ERP é adequado para produtores de grãos, geralmente acima de 2000 hectares.

Essa breve descrição é traduzida para uma série de benefícios práticos no dia a dia da fazenda, do produtor, administrador e da equipe, como as que listei a seguir:

Gestão e organização administrativa e financeira

A gestão do negócio rural vai muito além dos manejos de campo. Os produtores também são desafiados com a organização administrativa financeira das fazendas.

Hoje, você saberia como medir os resultados financeiros da sua fazenda? Consegue olhar para seu negócio e saber se terá condições de arcar com seus compromissos a curto, médio e longo prazo? Sabe sobre tudo que entrou ou saiu do seu caixa?

Realizar todo esse controle requer processos bem definidos, organização no lançamento dos dados e, principalmente, para o cruzamento de informações.

No ERP AgriManager, você conta com um módulo exclusivo para isso, que reúne controles financeiros e administrativos, como:

  • Processo completo de compras, com registros de todas as etapas (solicitações, cotações, aprovações e cadastro de fornecedores) e rastreabilidade de pedidos por comprador;
  • Gerenciamento de múltiplos almoxarifados distribuídos pelas diversas unidades de negócios;
  • Gestão completa de documentos;
  • Controle na área comercial, como o acompanhamento de pedidos e contratos de cereais, algodão, sementes e outros produtos;
  • Gestão financeira completa, com integração bancária, pagamentos de títulos em outras moedas, fluxo de caixa e muito mais!

Planejamento, controle orçamentário e controladoria

O fato é que o orçamento do negócio dá condições para que o empresário decida com mais segurança e facilidade, onde investimentos e esforços de melhoria podem ser aplicados.

Para muitos, essa organização parece difícil no início, mas aplicando uma rotina de registro e controle de dados no negócio, esse processo se torna mais simples.

O registro do orçamento em diversas moedas, a definição de planos de contas e o acompanhamento do planejado x realizado, está entre as principais funções do nosso ERP.

Neste módulo, também estão todos os controles contábeis, relatórios de movimentação, cadastro de bens, análise de custos agrícolas e geração de documentos eletrônicos para entrega de obrigações como o livro caixa do produtor.

Planejamento e execução da produção agrícola

Sabendo que para a safra de 2020/21, serão produzidas mais de 4,2% milhões de toneladas de grãos em relação à safra anterior, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab),é preciso planejar, gerenciar o uso dos insumos, aplicações e manutenções. Ou seja, realizar o controle da produção agrícola como um todo.

Você sabia que é possível ter o controle e informações de cada etapa, desde o planejamento, até o escoamento dos grãos a partir de um software para o agronegócio?

O Grupo Siagri, oferece através do ERP AgriManager, o controle de todas as operações de preparação da lavoura, desde o cadastro de novas safras, ciclos de produção, planejamento de plantio e de aplicações, até a etapa de movimentações de produtos.

Saiba como em nosso conteúdo completo sobre o assunto: ERP AgriManager no controle cada etapa da safra.

Gestão da colheita e armazenagem de grãos

A armazenagem de grãos é um dos processos mais importantes do plantio, afinal, ainda se perde em torno de 34 milhões de toneladas de grãos por falta de uma estrutura adequada de armazenagem no Brasil.

Ou seja, além de proporcionar a comercialização da produção em melhores períodos, evitando as pressões naturais do mercado na época da colheita, quando realizada de maneira correta, contribui para os resultados positivos do produtor.

Indo além, é possível ter auxílio tanto na previsão de demandas da fazenda quanto no controle da produção e armazenagem com o AgriManager por contemplar todos os processos entre o recebimento de cereais/grãos, armazenagem e embarque!

Organização e distribuição de grãos

Na safra 2019/20, o setor logístico transportou mais de 251 milhões de toneladas de grãose ter o controle e organização de toda essa gestão é um desafio para o produtor.

A tecnologia permite a eliminação de parte da burocracia envolvida no transporte de grãos, tornando o processo mais ágil e com maior controle dos trâmites, possibilitando, inclusive, acompanhar a localização da carga em tempo real.

No ERP AgriManager, você tem controle de todos os processos entre o recebimento de cereais/grãos, armazenagem e embarques dos mesmos.

Assim, o motorista pode realizar o transporte de forma mais prática, ganhando mais tempo, e o produtor pode melhorar a margem de lucro, mantendo os preços!

Mas então, por que escolher o software do Grupo Siagri?

O Grupo Siagri nasceu no agronegócio e é especialista em soluções de tecnologia para a gestão de empresas e propriedades rurais.

E há mais de 20 anos, contamos com um portfólio completo de soluções para o produtor rural, além de levar mais gestão e inovação para nossos clientes!

Mais que um avanço tecnológico, um sistema especializado para o agronegócio representa a ampliação da capacidade gerencial, munindo os gestores com informações rápidas e confiáveis.

E estes foram alguns passos para realizar a gestão de fazendas contando com um software para o agronegócio de quem tem experiência e entende suas necessidades. Quer saber mais? Clique aqui e conheça mais detalhes do ERP AgriManager.

Publicado por:
Arquiteto de soluções na Siagri com mais de 9 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Ciências Contábeis e Sistemas ERPs.