Controle de revendas agrícolas: como realizar em um sistema de gestão

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Realizar o controle de processos de revendas de insumos agrícolas é um desafio para os gestores do setor em todo o Brasil. Afinal, manter as vendas, aumentar o faturamento e evoluir em gestão demanda tempo e dedicação.

Sabemos que uma boa gestão permite que você tenha um controle mais preciso das operações e trace estratégias para reduzir custos e aumentar a lucratividade.

Mas por onde começar a gestão do distribuidor de insumos agrícolas? Quais ferramentas podem ajudar a tomar decisões mais certeiras? Confira!

Por onde começar a ter o controle de revendas agrícolas?

A gestão de uma revenda consiste no controle dos processos chave do negócio, realizando a integração de informações e mantendo o funcionamento da operação.

Então, por onde começar?

Comece pelo controle do seu fluxo de caixa

Ter um controle financeiro organizado e unificado com as demais áreas da sua revenda oferece a segurança com informações reais e atualizadas de tudo que entra e sai.

Um fluxo de caixa organizado mantém também organizada as contas a pagar e receber, oferecendo condições favoráveis para prever a entrada dos recebíveis e antecipar decisões.

Por isso, comece realizando o controle do seu fluxo de caixa. Em seguida, foque na gestão de estoque de seus produtos.

Organize seu estoque de insumos

Mercadorias paradas há muito tempo podem causar perdas, principalmente por vencimento. E considerando que sua principal operação é a venda de defensivos agrícolas, esse cenário deve ser evitado o máximo possível.

Por outro lado, se faltam produtos, a revenda pode perder vendas e até mesmo o cliente para a concorrência.

Ao realizar o controle do seu estoque, preze pela liberação das mercadorias por ordem de compra. Para isso, algumas ações são indispensáveis:

  • Registre todos seus produtos, bem como a data de validade, preço de venda e saída;
  • Conheça os produtos de maior saída e realize ações com eles;
  • Mantenha apenas a quantidade certa de insumos em estoque;
  • Negocie o abastecimento com fornecedores de confiança.

Lembre-se: é preciso trabalhar com o estoque de forma correta, para reduzir desperdícios e responder prontamente à demanda de acordo com a sazonalidade da sua região.

Monitore suas vendas e os recebimentos dos insumos

Quando você estima o mercado, planeja e faz o controle das suas vendas, sabe quais produtos saem mais, quais saem menos, o que os produtores preferem e assim pode projetar a demanda de forma mais assertiva.

Sabemos que é muito comum o distribuidor de insumos fechar uma venda através da operação de Barter, onde o produtor rural compra a prazo e paga com parte da sua futura produção.

Por isso, gerenciar todo o processo e fazer a análise de exposição, monitorando a produtividade e o risco, é essencial para manter o controle do seu fluxo de caixa e evitar despesas desnecessárias com juros e financiamentos.

Gerencie suas filiais corretamente

Na revenda, é necessário ter um controle eficiente da matriz e suas unidades, mas por que?

Quando uma empresa cresce, é inevitável que o ganho de responsabilidade das lideranças siga na mesma proporção. Afinal, gerenciar tantas pessoas e processos demanda mais conhecimento do negócio e evolução do desempenho como gestor.

No controle de revendas, de nada adianta pensar somente nas ações da matriz e esquecer das filiais. Por isso, aqui estão algumas dicas para realizar esse gerenciamento:

  • Mantenha o mesmo padrão de administração na matriz e filiais;
  • Tenha uma comunicação eficaz e realize o acompanhamento periódico de indicadores;
  • Mantenha os estoques organizados e com dados unificados;
  • Mensure os resultados separadamente;
  • Padronize modelo de atendimento ao cliente.

Esse gerenciamento de filiais é um trabalho constante e intenso, mas que se torna necessário para realizar uma gestão com planejamento e resultados para ambas as partes.

Como um sistema de gestão pode ajudar no controle de revendas?

Manter o controle de revendas agrícolas fica mais fácil quando os dados estão centralizados e podem ser visualizados de forma simples e rápida. Ferramentas digitais ajudam muito nesse processo.

Você precisa ter acesso às informações do seu negócio de com agilidade, certo?

Ao contar com um sistema de gestão específico, quando chega um lote de produtos no seu estabelecimento, por exemplo, o estoquista recebe a nota fiscal de entrada e vários setores são movimentados com essa única ação.

Dessa maneira, o estoque é alimentado, o setor de vendas fica a par, o financeiro recebe a informação da fatura, a contabilidade movimenta as questões fiscais e assim por diante.

Sendo assim, se torna indispensável o uso de ferramentas para inserir, organizar informações e consultá-las com mais facilidade quando for preciso. Como para:

Gestão de operações

Escolher um sistema que atenda às necessidades da sua revenda e seja específico para o agronegócio faz toda diferença na gestão das suas operações.

Esse software precisa oferecer uma série de funcionalidades que integrem todos os departamentos, como:

  • Funcionalidades administrativas: destinadas para a manutenção de dados cadastrais, histórico de informações de clientes, registro de documentos e controle dos contatos do negócio;
  • Fiscal e contábil: responsável pela escrituração de todas as movimentações, apurar impostos e garantir que todas as obrigações legais estão sendo cumpridas;
  • Controle financeiro: utilizado para o monitoramento dos gastos, lucros e todo o registro geral de caixa;
  • Compras e estoque: importante para realizar a gestão de carteira de pedidos de compra, controlar o estoque por lotes, conferir a disponibilidade de acordo com a safra, realizar a gestão de inventário, entre outros;

Vendas e faturamento: responsável por organizar todo processo comercial aumentando produtividade da sua equipe, evitando falhas no faturamento com a padronização na emissão de seus pedidos de venda e na apuração de comissões de vendas.

Atualmente, o Grupo Siagri fornece tecnologia para mais de 30% dos distribuidores de insumos agrícolas. Com o ERP AgriBusiness é possível ter o controle do seu negócio com mais precisão, facilitando o monitoramento dos principais processos.

Análise de dados e indicadores

Você sabia que basear as estratégias em dados ajuda a aumentar a eficiência operacional dos negócios e ter uma assertividade maior nas decisões?

Com a Inteligência de Negócios ou Business Intelligence (BI),é possível ter informações em tempo real para reagir às movimentações do mercado.

Conheça o Siagri BI e conte com uma análise completa do seu negócio com dados precisos, dispostos em painéis específicos. Solicite uma demonstração clicando aqui.

Automação de vendas

Já imaginou que o seu vendedor pode consultar de onde estiver, todo o histórico do cliente além de preços de produtos e estoque, antes mesmo da visita acontecer? ⁣⁣⁣⁣⁣⁣

Com o App Sales isso é possível!

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Consultoria e diagnóstico de gestão

Ter diagnóstico preciso dos principais processos da sua revenda pode ser o que está faltando para seus negócios alcançarem um maior resultado.

Com a Consultoria AgroScore, um serviço do Grupo Siagri focado na evolução da maturidade de gestão do negócio, é possível.

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E assim, além do diagnóstico de gestão, a consultoria oferece monitoria especializada, que visa maiores níveis de eficiência na operação.

Como vimos, os sistemas de gestão e as ferramentas proporcionam a integração de todas as áreas de um negócio, facilitando o monitoramento e análise de dados de cada uma delas.

Manter o controle de revendas, principalmente quando há filiais, é um trabalho diário e repleto de desafios, mas que podem ser melhor resolvidos e agilizados com o uso de um sistema de gestão e ferramentas integradas a ele. Conte com as soluções do Grupo Siagri para isso!

Publicado por:
Coordenador de Consultoria em Gestão com mais de 10 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Liderança e Gestão Empresarial e Processos Gerenciais e Administração de Empresas.