A gestão da sua Revenda Agrícola deve ser uma prioridade constante, afinal, somente com organização, controle e monitoramento do desempenho é possível obter resultados positivos durante todo ano.
Em 2020, o agronegócio superou as expectativas de mercado e em 2021 não vai ser diferente!
A tecnologia e a inovação estiveram presentes e têm tido um papel importante para o crescimento do agronegócio.
Sendo assim, quais ferramentas e soluções de gestão são indispensáveis para sua Revenda? Como escolher o correto para sua necessidade? É preciso considerar algum requisito?
Inicie a gestão da Revenda Agrícola em 5 passos
Em teoria, a gestão da Revenda Agrícola deve ser aplicada com o objetivo de manter o controle das operações, ter um retorno econômico satisfatório, reduzir custos com estoque e controlar as vendas.
Mas por onde começar?
Confira abaixo os primeiros passos que devem ser dados em uma revenda que busca aprimorar sua gestão:
Controle do fluxo de caixa
Ter um controle financeiro organizado e unificado com as demais áreas da sua revenda é importante para o controle dos gastos, lucros e todo o registro geral de caixa.
Um fluxo de caixa organizado mantém também organizada as contas a pagar e receber da Revenda, o que implica em condições mais favoráveis para prever a entrada dos recebíveis e tomar atitudes necessárias caso isso não aconteça, além de realizar o controle do seu estoque.
Lidar diretamente com a entrada e saída de receitas requer organização da maneira mais adequada possível.
Organização do estoque
Mercadorias paradas há muito tempo podem causar perdas. Mercadorias faltantes são responsáveis pela perca de cliente.
Por isso, manter a organização do estoque é indispensável na gestão da Revenda de Insumos.
Um bom controle de estoque preza pela liberação das mercadorias por ordem de compra. Isso serve tanto para evitar problemas de obsolescência e perda da validade quanto para diminuir as falhas no controle das receitas.
Controle de vendas e recebimento de insumos
Quando você faz o controle das suas vendas, sabe quais produtos saem mais, quais saem menos, o que os clientes preferem e assim pode se planejar para atender às demandas com mais cuidado, oferecendo os produtos com as marcas e/ou bandeiras que mais tem saída.
Além disso, sabemos que é muito comum o distribuidor de insumos fechar uma venda através da operação de Barter, onde o produtor rural compra a prazo e paga com parte da sua futura produção.
Ter esse controle através da antecipação de recebíveis também é um benefício para sua gestão, considerando que, com ele, o distribuidor recebe no início da safra.
Gerenciamento das filiais
Sabemos que é necessário ter um controle eficiente da matriz e suas unidades, ou seja, realizando o gerenciamento de filiais na Revenda.
Uma revenda de insumos operando com mais pessoas, principalmente na área de vendas, consegue atingir uma fatia maior do mercado e por isso, é muito importante manter a homogeneidade entre elas.
Isso acontece da seguinte maneira:
- Mantendo o mesmo padrão de administração na matriz e filiais;
- Tendo uma comunicação eficaz e realizando o acompanhamento periódico;
- Mantendo os estoques organizados e com dados unificados;
- Medindo os resultados separadamente;
- Padronizando o atendimento ao cliente.
Esse gerenciamento é um trabalho constante e intenso, mas que se torna necessário para realizar uma gestão com planejamento e resultados para ambas as partes.
Automatização das operações
A automatização de processos permite que você ganhe tempo e produtividade na sua revenda de insumos agrícolas, além de contribuir para uma gestão mais eficaz, já que você tem ao seu dispor dados e informações relevantes para tomar decisões mais rapidamente.
Sendo assim, ferramentas e soluções de gestão inovadoras são indispensáveis para sua Revenda.
Ferramentas que auxiliam a gestão da Revenda Agrícola
Encontrar uma forma de inserir e organizar informações para consultá-las com mais facilidade quando for preciso constitui um dos passos à boa gestão de qualquer negócio.
Sendo assim existem sistemas, ferramentas, apps e muitas outras formas de realizar a gestão da Revenda Agrícola de maneira prática e eficiente. Conheça quais são elas:
Gestão de operações
Escolher um sistema que atenda às necessidades da sua revenda e seja específico para o agronegócio faz toda diferença na gestão das suas operações.
Ou seja, esse software precisa oferecer uma série de funcionalidades que integre todos os departamentos em um lugar só, com informações seguras e confiáveis. São elas:
- Funcionalidades administrativas: destinadas para a manutenção de dados cadastrais, histórico de informações de clientes, registro de documentos e controle dos contatos do negócio;
- Fiscal e contábil: responsável pela escrituração de todas as movimentações, apurar impostos e garantir que todas as obrigações legais estão sendo cumpridas;
- Controle financeiro: utilizado para o monitoramento dos gastos, lucros e todo o registro geral de caixa;
- Compras e estoque: importante para realizar a gestão de carteira de pedidos de compra, controlar o estoque por lotes, conferir a disponibilidade de acordo com a safra, realizar a gestão de inventário, entre outros;
- Vendas e faturamento: responsável por organizar todo processo comercial aumentando produtividade da sua equipe, evitando falhas no faturamento com a padronização na emissão de seus pedidos de venda e na apuração de comissões de vendas.
Atualmente, o Grupo Siagri fornece tecnologia para mais de 40% dos distribuidores de insumos agrícolas. Com o ERP AgriBusiness é possível ter o controle do seu negócio com mais precisão, facilitando o monitoramento dos principais processos.
Análise de dados e indicadores
Na Revenda, basear as estratégias em dados ajuda a aumentar a eficiência operacional dos negócios e ter um controle maior de todas as decisões.
A Inteligência de Negócios ou Business Intelligence (BI),vem sendo uma grande aliada na estratégia de crescimento, entregando informações em tempo real para reagir às movimentações do mercado.
Já imaginou contar com uma análise completa do seu negócio com dados precisos, dispostos em painéis específicos? Com o Siagri BI, isso é possível!
Assim, tenha em mãos dados sobre seu fluxo de caixa, orçamento, inadimplência e custos em uma solução totalmente integrada com os ERPs Siagri. Conheça e solicite uma demonstração clicando aqui.
Automação de vendas
Sabemos que na Revenda é comum que os vendedores e consultores realizem visitas periódicas aos clientes.
Agora, já imaginou que o seu vendedor pode consultar de onde estiver, todo o histórico do cliente além de preços de produtos e estoque, antes mesmo da visita acontecer?
Essa é uma das funcionalidades de uma ferramenta voltada para automação da força de vendas, que oferece mais mobilidade, controle e segurança em todo o processo de vendas.
O App Sales é um aplicativo para força de vendas totalmente integrado ao ERP Siagri, que permite o acesso ao histórico do cliente, registro de atividades, acompanhamento da safra, emissão e impressão do pedido direto do campo.
Entre em contato com um de nossos consultores e solicite uma demonstração clicando aqui.
Consultoria e diagnóstico de gestão
Ganhar em eficiência operacional com um diagnóstico preciso do que a sua Revenda precisa melhorar para ter processos bem executados através de um plano de ação é uma das suas necessidades?
Com a Consultoria AgroScore, um serviço do Grupo Siagri focado na evolução da maturidade de gestão do negócio, é possível.
Case de Sucesso: Via Agrícola realiza a gestão consolidada com o auxílio da Consultoria AgroScore
E assim, além do diagnóstico de gestão, a consultoria oferece monitoria especializada, que visa maiores níveis de eficiência e rentabilidade!
Como vimos, os sistemas de gestão e as ferramentas proporcionam a integração de todas as áreas de um negócio, facilitando o monitoramento e análise de dados de cada uma delas.
Realizar a gestão da Revenda Agrícola é um processo diário, mas que pode ser melhorado, unificado e agilizado a partir de ferramentas e sistemas especializados. Conte com as soluções do Grupo Siagri para isso!