Software para revenda agrícola: por que investir em 2022?

Diferente da realidade de outros mercados, 2021 favoreceu o agronegócio com novos recordes, investimentos e desempenhos positivos. E para 2022, projeta-se um crescimento otimista dos principais segmentos. Com a ajuda da tecnologia, que veio para ficar, contar com um software para revenda agrícola pode ajudar a acompanhar esse crescimento.

Escolher um sistema que atenda às necessidades da sua revenda e seja específico para o agronegócio faz toda diferença, afinal, o fornecedor do sistema saberá, exatamente, quais são suas necessidades.

Dito isso, o melhor a se fazer é observar as particularidades do seu negócio e ter a certeza de que o software para revenda agrícola escolhido atenderá todas elas.

Por que investir em um software para revendas agrícolas?

O agronegócio é um dos setores mais representativos da economia brasileira e os números positivos crescem a cada ano.

Isso mostra a importância de buscar uma gestão mais profissional, que não é suprida utilizando apenas planilhas ou outras anotações.

De acordo com a pesquisa da International Data Corporation (IDC), o investimento em transformação digital ainda está crescendo com uma taxa anual de 15,5%. Em 2022, 70% de todas as empresas terão acelerado o uso de tecnologias digitais.

Ou seja, inovar e ganhar mais eficiência para continuar com números positivos no cenário econômico atual é fundamental!

Funcionalidades indispensáveis de um Software para revendas

A gestão de uma revenda consiste no controle dos processos chave do negócio, realizando a integração de informações e mantendo o funcionamento da operação.

Para isso, um software para revendas agrícolas deve contar com funcionalidades específicas, integrando todos os departamentos em um lugar só, com informações seguras e confiáveis.

Confira quais funcionalidades são indispensáveis para seu negócio:

Administrativas e Financeiro

Em um software para revenda agrícola, as funcionalidades administrativas são destinadas para a manutenção de dados cadastrais, histórico de informações de clientes, registro de documentos e controle dos contatos do negócio.

Além disso, é possível contar com uma análise detalhada dos resultados, ajudando, assim, em todas de decisões assertivas.

Já a parte financeira da sua revenda precisa de uma atenção especial, afinal, é ela quem dispõe de total controle dos gastos, lucros, fluxo de caixa e todo o registro geral.

Assim, no sistema específico para gestão de revendas, seus dados ficarão integrados com variáveis e outras informações importantes que oferecem um conhecimento muito mais amplo, permitindo uma melhor capacidade de definir investimentos futuros.

Fiscal e contábil

Sabemos que a parte fiscal e contábil é indispensável para ter um bom controle da revenda, por isso, é indispensável que o sistema realize o armazenamento e gestão de documentos fiscais, bem como emissão de notas, controle financeiro, entre outros. Além de outros controles e informações, como:

  • Geração e exportação de SPED Fiscal;
  • Emissão NF-e, NFC-e, CT-e e MDF;
  • Acesso ao DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício;
  • Registro das alíquotas dos vários impostos federais;
  • Emissão de inventário;
  • Análise de indicadores de liquidez e CMV.

Dessa maneira, é possível ter mais controle e previsibilidade nos resultados dos negócios.

Compras, vendas e estoque

Unificar as áreas, otimizando os recursos da companhia e garantindo a entrega aos clientes e os resultados esperados para as metas internas da organização deve ser um dos seus focos.

Um bom controle de estoque preza pela liberação das mercadorias por ordem de compra. Isso serve tanto para evitar problemas de obsolescência e perda da validade quanto para diminuir as falhas no controle das receitas.

Quando você faz o controle das suas vendas, sabe quais produtos saem mais, quais saem menos, o que os clientes preferem e assim pode se planejar para atender às demandas com mais cuidado, oferecendo os produtos com as marcas e/ou bandeiras que mais tem saída.

Além disso, sabemos que é muito comum o distribuidor de insumos fechar uma venda através da operação de Barter, onde o produtor rural compra a prazo e paga com parte da sua futura produção.

Dessa maneira, contar com um sistema de gestão é fundamental para otimizar processos e reduzir a chance de erros operacionais.

Sendo assim, também é preciso considerar se o software para revenda agrícola atende, de maneira única e específica, as necessidades para o agronegócio, como:

  • Gestão efetiva da carteira de pedidos de venda;
  • Emissão documentos fiscais e operacionais;
  • Controle de comissionamento;
  • Visualização das múltiplas tabelas de preços
  • Gerenciamento da equipe externa de vendas;
  • Disponibilidade de um receituário agronômico;
  • Apuração de comissões de venda;
  • Acompanhamento de metas comerciais;
  • E muito mais!

Software para revenda agrícola: conheça o Siagri AgriBusiness

Atualmente, a Siagri fornece tecnologia para mais de 30% dos distribuidores de insumos agrícolas, atendendo também outras atividades da cadeia, como lojas agropecuárias, armazéns gerais, cerealistas e agroindústrias.

O Siagri AgriBusiness é um ERP voltado exclusivamente para o setor de distribuição de insumos agrícolas, com um sistema completo e especializado.

Assim, o controle dos processos de um negócio agrícola é feito com mais precisão, o que impacta nos resultados em todas as áreas da sua revenda – administrativa, vendas, financeiro, de produção, trocas, entre outras.

Além de realizar a gestão das operações, é possível integrar o sistema com ferramentas e apps exclusivos para o mercado agro, como:

  • Análise de dados e indicadores com o Siagri BI;
  • Automação e força de vendas com o APP Sales;
  • Consultoria e diagnóstico de gestão com a Consultoria AgroScore;
  • Emissão de Receituário Agronômico com o AgriQ, startup da Siagri;
  • Assinatura digital e gestão de contratos com a Assinei, startup da Siagri;
  • Além de um suporte técnico e base de conhecimento atualizados!

Como vimos, os sistemas de gestão e as ferramentas proporcionam a integração de todas as áreas de um negócio, facilitando o monitoramento e análise de dados de cada uma delas.

Realizar a gestão dos negócios é um processo diário, mas que pode ser melhorado, unificado e agilizado a partir de um software específico e ferramentas que se completam.

Conheça e solicite uma demonstração do software para revenda agrícola da Siagri e automatize a gestão do seu negócio!

Publicado por:
Coordenador de Consultoria em Gestão com mais de 10 anos de experiência no agronegócio. Especialista em Liderança e Gestão Empresarial e Processos Gerenciais e Administração de Empresas.