Software para revenda agrícola: o que considerar ao escolher um?

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O agronegócio ganhado estímulos para novos recordes, investimentos e desempenhos positivos. A novas tecnologias ajudaram, e muito. Contar com um software para revenda agrícola pode ser o que falta para aplicar o processo de digitalização na empresa. 

Escolher um sistema que atenda às necessidades da revenda e seja específico para o agronegócio faz toda diferença, já que no mercado existem opções que são apenas adaptações de outras versões empresariais. 

A estratégia mais efetiva, então, é observar as particularidades do seu negócio e ter a certeza de que o software para revenda agrícola escolhido atenderá todas elas, oferecendo controle, gestão, padronização e integração dos processos como um todo. 

Ao adotar um software para revenda agrícola, os gestores podem superar os obstáculos enfrentados no dia a dia e abrir caminho para mais eficiência e lucros. 

Ao longo deste artigo, exploraremos os diversos benefícios e outras considerações importantes ao escolher o software ideal para sua revenda agrícola. 

Por que investir em um software para revenda agrícola? 

O agronegócio é um dos setores mais representativos da economia brasileira, já que os números crescem a cada ano. 

Isso mostra a importância de buscar uma gestão mais profissional, que não é suprida utilizando apenas planilhas ou outras anotações. 

Inovar e ganhar mais eficiência para continuar com números positivos no cenário econômico atual é fundamental! 

Investir em um software para revenda agrícola oferece uma série de vantagens significativas, que vão desde a melhoria da eficiência operacional até o aumento da competitividade no mercado. 

Com a ferramenta é possível: 

  • Otimizar processos; 
  • Melhorar a tomada de decisões; 
  • Aumentar a produtividade;  
  • Gerenciar com eficiência o estoque; 
  • Melhorar o atendimento ao cliente; 
  • Reduzir custos. 

A gestão de uma revenda agrícola exige organização e controle total de processos. Sem as ferramentas certas, tarefas manuais consomem tempo precioso e podem gerar erros, impactando negativamente a lucratividade do empreendimento. 

Quais as funcionalidades essenciais de um software para revendas agrícolas? 

Se o investimento em tecnologia deve ser uma opção a se considerar o quanto antes, é fundamental que a revenda acompanhe os avanços, para melhor organização, controle e consequentemente, lucratividade. 

Por isso, há uma necessidade de integrar todos os departamentos em um lugar só, com informações seguras e confiáveis. 

Mas quais funcionalidades esse sistema específico para uma revenda agrícola deve ter? 

Administrativas 

A gestão administrativa de qualquer negócio é o ponto inicial para as demais áreas, afinal, é preciso tomar decisões mais assertivas de acordo com a análise dos dados, garantindo a rentabilidade no seu negócio. 

Em um software para revenda agrícola, as funcionalidades administrativas são destinadas para a manutenção de dados cadastrais, histórico de informações de clientes, registro de documentos e controle dos contatos do negócio. 

Assim, quando a gestão administrativa se comunica constantemente com as demais áreas da empresa, elas passam a trabalhar em conjunto, em uma relação interdepartamental que beneficia ambos os processos. 

Além disso, através da análise dos resultados, da situação do mercado e de fatores econômicos, é possível indicar qual é a melhor decisão para o momento. 

Fiscal e contábil 

Na revenda, organização e controle são fatores muito importantes para o armazenamento e gestão de documentos fiscais, bem como emissão de notas, controle financeiro, entre outros. 

Em um software para revenda agrícola é preciso verificar se a parte fiscal e contábil atende sua empresa como um todo, com as informações e controles necessários, como: 

  • Geração e exportação de SPED Fiscal; 
  • Emissão NF-e, NFC-e, CT-e e MDF; 
  • Acesso ao DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício; 
  • Registro das alíquotas dos vários impostos federais; 
  • Emissão de inventário; 
  • Análise de indicadores de liquidez e CMV. 

O departamento fiscal é o setor da empresa responsável por fazer a escrituração de todas essas movimentações, apurar impostos e garantir que todas as obrigações legais estão sendo cumpridas. 

Assim, ao incorporar essas novas ferramentas de automação, o departamento consegue dar um salto no seu desempenho e alcançar resultados ainda mais satisfatórios. 

Financeiro 

Ter um controle financeiro organizado e unificado com as demais áreas da sua revenda é de extrema importância para ter total controle dos gastos, lucros e todo o registro geral de caixa. 

Seus dados ficarão integrados com variáveis e outras informações importantes que oferecem um conhecimento muito mais amplo, permitindo uma melhor capacidade de definir investimentos futuros. 

Compras e estoque 

Manter uma sintonia nas operações desses dos setores de compras e estoque permite uma aquisição de produtos voltada às necessidades do negócio, de acordo com a prioridade e capacidade do estoque. 

Unificar as duas áreas, otimizando os recursos da companhia e garantindo a entrega aos clientes e os resultados esperados para as metas internas da organização deve ser um dos seus focos. 

Contar com um software para revenda agrícola é fundamental para otimizar processos e reduzir a chance de erros operacionais. 

Com essa funcionalidade, é preciso considerar que o sistema permita realizar a gestão de carteira de pedidos de compra, controlar o estoque por lotes, conferir a disponibilidade de acordo com a safra, realizar a gestão de inventário, entre outros. 

Vendas e faturamento 

Realizar a gestão das vendas e faturamento na revenda consiste em organizar todo processo comercial aumentando produtividade da sua equipe, evitando falhas no faturamento com a padronização na emissão de seus pedidos de venda e na apuração de comissões de venda. 

Sendo assim, também é preciso considerar se o software para revenda agrícola atende, de maneira única e específica, as necessidades para o agronegócio, como: 

  • Gestão efetiva da carteira de pedidos de venda; 
  • Emissão documentos fiscais e operacionais; 
  • Controle de comissionamento; 
  • Visualização das múltiplas tabelas de preços 
  • Gerenciamento da equipe externa de vendas
  • Disponibilidade de um receituário agronômico 
  • Gerenciamento de negociações de Barter
  • Acompanhamento de metas comerciais
  • E muito mais! 

Qual a importância de escolher um software para revenda agrícola com integração? 

A integração de ferramentas é fundamental para otimizar os processos e impulsionar o crescimento da sua revenda agrícola. 

Fluxo de trabalho contínuo 

A integração permite que diferentes sistemas e ferramentas se comuniquem entre si de forma fluida, garantindo um fluxo de trabalho contínuo e sem interrupções. Isso evita a necessidade de alternar entre múltiplas plataformas e reduz a duplicação de dados. 

Visão abrangente dos dados 

Permite consolidar dados de diferentes fontes em uma única plataforma, proporcionando uma visão abrangente das operações da revenda agrícola. Isso facilita a análise de dados e a tomada de decisões estratégicas. 

Melhoria da experiência do cliente 

Uma integração bem-sucedida pode levar a uma experiência do cliente mais consistente e personalizada.  

Por exemplo, um sistema integrado pode sincronizar dados do cliente entre o software de gestão da revenda agrícola e o sistema de CRM, permitindo que os representantes de vendas forneçam um serviço mais personalizado. 

Agilidade e resposta rápida 

Com sistemas integrados, as revendas agrícolas podem responder rapidamente às mudanças no mercado, às demandas dos clientes e às condições operacionais. 

A integração permite uma troca de informações em tempo real, o que é essencial em um ambiente comercial dinâmico. 

Redução de erros e custos 

A automação de processos por meio da integração ajuda a reduzir erros humanos e, consequentemente, os custos associados a esses erros.  

Além disso, a integração pode eliminar a necessidade de investir em soluções pontuais para resolver problemas específicos, o que pode ser mais caro a longo prazo. 

Como escolher o software para revendas agrícolas ideal? 

Escolher o software ideal para revendas agrícolas requer uma análise cuidadosa das necessidades específicas do negócio, bem como uma avaliação criteriosa das opções disponíveis no mercado. 

Para ajudar na sua escolha, elaboramos um guia com os principais aspectos a serem considerados: 

1. Defina suas necessidades 

  • Quais são os principais desafios da sua revenda? 
  • Quais funcionalidades são essenciais para você? 
  • Quantas pessoas usarão o software? 
  • Qual o seu orçamento? 

2. Pesquise as opções disponíveis 

  • Converse com outros revendedores e peça indicações; 
  • Compare funcionalidades e preços de diferentes softwares; 
  • Leia avaliações online. 

3. Avalie os critérios de escolha 

  • Funcionalidades; 
  • Integrações. 

4. Suporte e treinamento 

  • Qualidade do suporte técnico e equipe especializada para auxiliar na implementação e utilização do software; 
  • Treinamentos completos para usuários, incluindo tutoriais e materiais de apoio. 

5. Segurança e confiabilidade 

  • Proteção dos dados da sua revenda com medidas de segurança robustas e backups regulares; 
  • Confiabilidade do sistema para garantir acesso constante e evitar interrupções nas operações. 

6. Custo-benefício 

  • Avalie o custo do software em relação aos benefícios que ele oferece para a sua revenda; 
  • Opte por soluções que se adaptem ao crescimento do seu negócio. 

7. Solicite demonstrações e teste o software 

  • Experimente o software antes de tomar uma decisão; 
  • Verifique se ele é fácil de usar e se atende às suas necessidades; 
  • Tire todas as suas dúvidas com a equipe de suporte. 

8. Implemente o software e treine sua equipe 

  • Siga as instruções da equipe de suporte para implementar o software; 
  • Ofereça treinamento para que sua equipe possa usar o software de forma eficaz. 

Ao seguir estes passos, você estará no caminho certo para escolher o software para revenda agrícola ideal e impulsionar o sucesso do seu negócio. 

Software para revenda agrícola: Siagri AgriBusiness 

Atualmente, o Grupo Siagri fornece tecnologia para mais de 30% dos distribuidores de insumos agrícolas, atendendo também outras atividades da cadeia, como lojas agropecuárias, armazéns gerais, cerealistas e agroindústrias. 

Além disso, possui diversas soluções voltadas para o agronegócio brasileiro. Uma delas é o ERP AgriBusiness, software para revenda agrícola, voltado exclusivamente para o setor de distribuição de insumos, com um sistema completo e especializado. 

Assim, o controle dos processos de um negócio agrícola é feito com mais precisão, o que impacta nos resultados em todas as áreas da sua revenda – administrativa, vendas, financeiro, de produção, trocas, entre outras. 

O software para revenda agrícola proporciona a integração de todas as áreas de um negócio, facilitando o monitoramento e análise de dados de cada uma delas. 

Agora, fica mais fácil tomar decisões pois os dados registrados podem ser vistos em painéis, gráficos e através de relatórios gerados pelo próprio sistema. 

Conheça e solicite uma demonstração do software para revenda agrícola do Grupo Siagri, basta clicar aqui. 

Conheça o ERP Agribusiness, especializado para gestão de negócios agropecuários.

 

Publicado por:
Formada em Comunicação Social Audiovisual, pós-graduada em Linguagens e Processos de Realização para o Cinema e Analista de Conteúdo na Aliare.